quarta-feira, 3 de junho de 2009

Breve Historia

Criado no município de Rio Branco, Estado do Acre, o Grupo Experimental de Teatro Vivarte surgiu em1998. Sua atuação está focada no teatro de rua, com ênfase na cultura popular brasileira, no imaginário e nas tradições acreanas e amazônicas.
Os textos trabalhados são sempre resultados de pesquisas feitas pelo próprio Grupo inspirados em histórias e causos da Região através de entrevistas e registros, bem como das oficinas de arte disponibilizadas gratuitamente às comunidades onde circulam os espetáculos e projetos. A opção pelo teatro de rua deu-se a partir de 2005, e é coerente com a realidade da região Norte e mais especificamente com o Estado do Acre, que de acordo com as pesquisas nacionais, é um dos Estados que apresenta uma das mais escassas ofertas de bens e equipamentos culturais no país. Através da Circulação, principalmente no interior do Norte do Brasil, o Grupo mostra a arte do teatro
em vários palcos, muitos deles feitos do próprio asfalto ou chão de terra batida. As apresentações são sempre acompanhadas ao som de instrumentos como violão, triângulo, pandeiro e tambor. Sempre gratuitamente, nas ruas e espaços públicos como praças, coretos e parques, o Grupo Vivarte busca contribuir para garantir a todas as camadas sociais a oportunidade de participar e ter acesso às manifestações artísticas e culturais. A partir dessa filosofia, os espetáculos Vivarte circulam desde a capital acreana, onde surgiu, a municípios de difícil acesso no interior do Estado do Acre, onde são necessários dias e dias de barco para se chegar. Levar a arte do teatro às aldeias indígenas e seringais também é um compromisso Vivarte. A idéia é de acessibilidade, difusão e fruição a todos, sem distinção de classes Sociais, etnias ou religiões.

Um comentário:

Mirini disse...

Assim vamos construindo a arte cultura no mundo,
inseridos e construindo junto a comunidade, com compromisso, responsabilidade, respeito e Amor.