quinta-feira, 25 de junho de 2009

Diário de Bordo #8 - Dia 19/06


Acordei cedo, pois o dia prometia ser de muita atividade na Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima,e não tínhamos concluído a confecção das mascaras nem feito os figurinos. Então retomei cedo o trabalho com as mascaras e logo depois chegou Dani e Juliano da Rodoviária com Rogerinho. Logo Rogerinho se somou a mim e em seguido vieram as crianças. Mais tarde estávamos todos envolvidos na conclusão das máscaras, então comecei a confeccionar os figurinos . Foram todos feitos de colagem de jornal e revistas. Faltavam apenas uma hora para irmos almoçar ainda falta fazer 04 figurinos,então Juliano, Daniel vieram ajudar .
Dani e Juliano quando vieram da rodoviária, pegaram um taxi, o qual foi o mais em conta na cidade, então falarão que poderíamos fazer um pacote,com o Senhor Nino, que é o dito taxista. Ligamos pra ele e o mesmo fechou a condução do grupo até o SESC para almoçar e deixarmos na Escola . Ele foi um achado, pena que o encontramos já no final da realização do Projeto.
Bom, então nos dividimos em duas equipe. A primeira equipe que foram: Daniel, Rone, Gabi, Juliano e as crianças, foram primeiro almoçar. Eu,Dani,Lua e Rogerinho, ficamos pra terminarmos de organizarmos adereços e figurinos instrumentos para levarmos na segunda viagem do taxi.
Quando chegamos no SESC para almoçarmos, a primeira equipe já estava pronta para seguir para a Escola. Enquanto almoçávamos a Gisele e Rogerinho ficou nos esperando. O Senhor Nino o taxista, demorou retornar para nos apanhar então ficamos ansiosos esperando. Quando seu Nino chegou, já estávamos tentando ligar pra ele,mais não foi necessário, na verdade o carro tinha furado o pneu e seu Nino precisou trocalo.
Ao chegarmos na Escola a primeira equipe, Rone,Daniel, estavam instalando o Som e testando o violão.
Gabi e as crianças estavam nos esperando com o material de toda a produção do dia.

Gabi terminou de preparar algumas máscaras. O Professor de Musica da Escola arrumou uma sala para colocarmos nosso material e nos maquiarmos e prepararmos para a conclusão de todas as atividades que aconteceram durante toda a Semana.
Estávamos prontos .Era a hora de começarmos o Cortejo. Eu com o Personagem da Mãe da Mata,do espetáculo: Os Lamentos da Mãe da Mata. Dani com o Personagem do Brincando com Cordel, a boneca. Lua na percussão.
Fomos em Cortejo pra sala onde aguardavam todos os alunos. Começamos a nossa atividade, vestindo os alunos com adereços, chapéus e máscaras. E saímos em Cortejo para o refeitorio, espaço onde rolou toda a atividade.

No inicio teve o Forro, com apresentação dos alunos da Escola, em seguida foi a vez da Peformance do Brincando com Cordel. A recepção do publico foi maravilhosa. Em seguida, teve mais apresentação junto com grupo dos alunos e logo depois veio a Peformance da Mãe da Mata.quando iniciou a apresentação da Mãe da Mata, todo o público ficou em um silencio, parece que não queriam deixar de v er nenhuma ação da Mãe da Mata.
Com o final da performance da Mãe da Mata,Dani e todos nos continuamos com a Ciranda, e todos alunos professores e integrante do ponto de cultura, O Imaginário, o Chição se juntou a grande festa.

Uma das partes que mais mi emocionou, foi quando Dani puxou a historia do Grão de Areia e dois artistas alunos interpretarão. Foi uma das cenas mais emocionante pra mim.
Todas as atividades duraram uma média de quatro horas.

No final a Professora Elza, que tem toda uma vida de educadora daquela Escola, veio nos cumprimenta, e nos disse, que foram momentos que ela e com certeza seus alunos nunca vão esquecer. E que a voltar para as atividades ela vai da continuidade com estudo dos textos de poesia de cordel.ela também disse, que foi uma semana muito movimentada, e que os alunos se comportaram tão bem, que ela disse que todos nós estávamos de parabéns. Mais nos do Vivarte, falamos pra ela, que essa vivencia com esses alunos, pra nós foi de um aprendizado que não dá pra calcular.São pessoas de uma sensibilidade e entendimento, sinceridade, que só somou nossos conhecimentos vividos.

Maria Rita

Nenhum comentário: