sexta-feira, 17 de julho de 2009


4 comentários:

Vivarte disse...

O Projeto: Teatro de Rua Instrumento de Inclusão Social e Cidadania.É um projeto apresentado no Edital ao Procon-AC,Concurso de apoio a projetos de Artes Cênicas que tenham por tema:"Direito do Consumidor"'Consumo Consumo Consciente" e o Grupo Experimental de Teatro Vivarte realizará oficina de Iniciação a Teatro de Rua,contendo noções básicas de teatro popular,jogos teatrais,acesso a leitura de textos dramaticos,estudo do espaço público e criação de um texto inédito,e nosso principal objetivo será atender a comunidade num proposito de educar o cidadão para assuntos tão presentes em nosso cotidiano. E o Grupo Experimental de Teatro Vivarte assume mais esse desafio, que é trabalhar dentro de uma pespectiva do Teatro Popular na Rua,onde pretende produzir um espetáculo que seja lúdico informativo e principalmente educativo.As inscrições estão abertas até dia 25 de julho.A Oficina será realizada na Casa Vivarte com endereço na Rua Tapajós, 508,Isaura Parente. Próximo a barquinha da Madrinha Chica. A oficina será todas as Terças e Quintas das 9 ás 11 h.

Vivarte disse...

O espetáculo,será apresentado ao publico Rio Branquense e nos Municipios de Xapuri e Capixaba.

Vivarte disse...

o ser humano tem a necessitadade de compartilhar,estar junto e trocar informações em um processo de aprendizado dando e colocando limites.No teatro, trabalhando cooperativamente,exercitamos nossa capacidade de ouvir o outro quando compartilha das mesmas idéias,adquirindo um resultado positivo e resolvendo juntos, uma situação.Hoje no século XXI,tudo é compartilhado,temos que ter uma gama de conhecimentos para que possamos chegar ao ponto mais alto da escala.Necessitamos ter uma visão ampla da nossa realidade.através do teatro podemos cultivar nossa vivência,nosso passado e a sabedoria constituída em cada ser:A Sensibilidade.

Vivarte disse...

dos inscritos na Oficina de Iniciação a Teatro de Rua no Projeto: Teatro de Rua como instrumento de Discussão Social e Cidadania.Estão frequentando a oficina 20 crianças com faixa etária de idade de 06 a 10 anos.E A Oficina está sendo Ministrada pela Contadora de História, Atriz, Produtora Cultural e Diretora; Daniele Rodrigues.Com o apoio do Ator Juliano Augusto. E Registro com a Arte-Educadora, Presidente do Grupo e Proponente do Projeto: Maria Rita.No Primeiro Encontro,estavamos anciosos, e as crianças mais ainda. algumas crianças o responsável fez questão de trazer, outras...o juliano foi as casas, pois todas são da própria comunidade.Ufa! Chegou o momento de nos conhecermos,Dani,procurou conhecer cada uma e conferir se já tinham feito a inscrição.uma grande maioria, ainda não tinham feito.outras os pais vinheram pessoalmente fazer a inscrição.Bom, depois da apresentação,Dani começou com perguntas sobre qual o motivo que os levaram a participar da oficina. A maioria respondeu, porque era legal teatro, mais todos nunca tinham feito teatro. outros tinham visto teatro pela primeira vez com a Apresentação do próprio Grupo Experimental de Teatro Vivarte,na Comunidade.Falamos, o que era a oficina. apresentamos o espaço a turma, inclusive a sala de leitura, que eles mais gostarão.É falamos da nossa metodologia de trabalho.E algumas regrinhas da Casa Vivarte, que devem ser cumpridas, para que a Casa esteja sempre muito bonita, limpa, organizada, agradável.Começamos com uma aula de socialização, e em seguinda, falamos que no Próximo encontro cada aluno deveriam trazer o seu copo personalizado. Para utilizarem para beberem
água e fazerem o lanche. Explicamos que precisamos preservar e contribuir para que o meio ambiente, continue saudável, para isso precisamos fazer a nossa parte.E que cada um de nós precisamos fazer a nossa parte.E não utilizando copos descartável estaremos contribuindo para a diminuição do lixo jogado na Natureza. E que nós também fazemos parte e utilizamos esse natureza.A água que bebemos,tomamos banho,fazemos a limpeza de Nossa Casa,etc..
O interessante que na Aula seguinte,a maioria dos alunos chegarão com seus copinhos.Isso,pra nós foi um aprendizado. Pois por incrivel que pareça. Nós adultos temos alguns vícios, ou seja hábitos, que precisamos nos policiarmos muito, para mudarmos nossas atitude. Como por exemplo: Ao tomarmos banho temos a mania de nos ensaboarmos com o chuveiro ligado.ao escovar os dentes deixamos sempre durante o processo de escovamento, a torneira ligada. Isso tudo é um processo de educação, que precisa ser ideológico, se não for, não adianta.SOMOS NATUREZA,PRECISAMOS DELA,E EM FAVOR DELA,PRECISAMOS TER UMA POSTURA IDEOLÓGICA E EDUCATIVA.E PARA EDUCARMOS NOSSAS CRIANÇAS, PRECISAMOS NÓS EDUCARMOS TAMBÉM.

Maria Rita Costa da Silva
Presidente do Grupo Experimental de Teatro VIVARTE
Proponente do Projeto.